Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

Concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”

15 de Novembro de 2018

Remoção automática de rolos de tear ganha o 2º prémio patrocinado pela CEVE

Se é tão complexo e demorado remover rolos de tear, porque não desenvolver um mecanismo que faça o serviço automaticamente? A ideia, desenvolvida por Tiago Campos, aluno da FORAVE, em parceria com a C-ITA, Continental Indústria Têxtil do Ave, foi uma das 10 ideias finalistas do concurso “O Meu Projeto É Empreendedor”, e conquistou o segundo prémio, posição que contou com o patrocínio da CEVE, nesta edição de 2018. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se na passada sexta-feira, dia 9 de novembro, no Centro Cívico de Famalicão, e contou a com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha.
 
Pelo quarto ano consecutivo, a CEVE apoia financeiramente o concurso “O Meu Projeto É Empreendedor”, uma iniciativa levada a cabo pela Rede Famalicão Empreende que visa destacar as ideias mais inovadoras dos alunos do ensino profissional de Vila Nova de Famalicão. Além da seleção do júri sobre os 10 melhores projetos finalistas, o programa inclui também uma mostra que, este ano, decorreu entre os dias 6 e 9 de novembro, no Centro Cívico de Famalicão.
 
O sistema inovador de distribuição de peças em armazém, que evita a deslocação dos funcionários para esse fim, desenvolvido pelos alunos Domingos Mendes e Jorge Oliveira, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, arrebata o júri e ganha o primeiro prémio, no valor de 1.000 euros. O segundo lugar, ganho por Tiago Campos, recebe 500 euros, e o terceiro, o projeto “EnergINA”, criado por Paulo Ferreira, Otávio Coelho e Ricardo Marques, alunos do Instituto Nun’Alvares (INA), é recompensado com 250 euros, pela ideia de um sistema automatizado para maximizar a utilização de painéis fotovoltaicos. O grau de inovação, a exequibilidade e o impacto social são os critérios que servem de bússola aos avaliadores no momento da sua decisão.
 
“O Meu Projeto É Empreendedor” é uma ferramenta de empoderamento dos jovens e de informação à sociedade civil, que contribui para desmistificar a ideia de que o ensino profissional apenas serve como último recurso dos alunos com taxa de insucesso no ensino regular. Valorizar o ensino profissional e promover o empreendedorismo nos jovens é o principal objetivo deste concurso, organizado anualmente com a participação das escolas profissionais do concelho de Vila Nova de Famalicão.