Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

CEVE avança para a 3.ª fase do processo de inventariação da rede elétrica

10 de Marco de 2014

Atualmente a CEVE tem o cadastro concluído na totalidade das cinco freguesias do concelho de Barcelos.


No âmbito da implementação do processo de cadastro da rede elétrica, a CEVE avança para a 3.ª fase do levantamento da rede nas freguesias da área de concessão da CEVE. Este projeto técnico pretende agregar toda a informação recolhida no terreno na plataforma de informação geográfica criada para o efeito, permitindo ao seu corpo técnico conhecer criteriosa e exaustivamente a rede de PT’s, propriedade da CEVE, de forma a consolidar as suas capacidades de análise em tempo real do estado da sua rede elétrica.


Recorde-se que a implementação deste projeto ocorreu em 2012, com a aquisição de um Sistema de Informação Geográfico (SIG), prevendo-se realizar este levantamento de uma forma gradual e faseada, através da definição de várias etapas prioritárias definidas anualmente pela Direção.


De acordo com a estratégia traçada, e para além do investimento na plataforma SIG, durante o ano de 2013 foram consolidados conhecimentos no novo sistema de informação geográfica, através da formação de colaboradores na utilização de equipamentos e software, considerada fulcral para a boa execução do projeto, habilitando a CEVE a ser cada vez mais autónoma na realização do cadastro da rede. Desta forma, foi dada especial atenção no acompanhamento e formação dos técnicos de campo da CEVE, sendo que presentemente as equipas dispõe de 4 tablets, que lhes permitem operacionalizar os levantamentos de rede, diretamente no terreno, em formato totalmente digital.


Atualmente a CEVE tem o cadastro concluído na totalidade das cinco freguesias do concelho de Barcelos que integram a área de concessão da CEVE (Grimancelos; Monte Fralães; Minhotães; Silveiros; Viatodos). No concelho de Vila Nova de Famalicão também já foi iniciado o cadastro, estando já registada cerca de 30% da rede. A CEVE tem como meta para 2014 a conclusão deste projeto, pelo que para alcançar esse objetivo contratou à empresa ERI – SA os serviços de cadastro da rede para 40 postos de transformação, sendo os restantes (10) efetuados por colaboradores da CEVE.


De realçar que o cadastro da rede é uma ferramenta imprescindível para a atividade desta instituição, que, pelas características do serviço que presta, permite o conhecimento preciso dos equipamentos existentes no terreno. Esta inventariação é fundamental para a prestação de um serviço cada vez mais eficiente, pois permitirá, através da deteção exata da origem de eventuais falhas de energia, dar uma resposta técnica rápida e adequada.


Este ambicioso projeto técnico permite administrar e gerir uma grande quantidade de ativos em operação, distribuídos em áreas extensas e distantes, e que resultará num levantamento apurado acerca de um dos principais ativos da Cooperativa.


Fonte: CEVE