Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

CEVE e Academia de Música de Viatodos assinam Protocolo de Cooperação

28 de Abril de 2014

CEVE e Artesmusivi - Academia de Música de Viatodos assinam protocolo de cooperação em prol do desenvolvimento no acesso ao ensino artístico.

 

A Cooperativa Eléctrica do Vale D’Este e a Artesmusivi, Associação de Artes de Viatodos (Academia de Música de Viatodos) celebraram na passada sexta-feira, 24 de abril, um protocolo de cooperação que visa estabelecer uma parceria institucional no apoio e no acesso a ensino de qualidade e reconhecido em termos artísticos, neste caso em particular da música, e proporcionar aos jovens da área de atuação da CEVE o acesso à cultura e aprendizagem da música, evitando a sua deslocação para os centros urbanos mais próximos, elencando uma cultura de fixação, acessibilidade e igualdade.

 

Esta assinatura de protocolo aconteceu nas instalações da Artesmusivi, em Viatodos, concelho de Barcelos, e estiveram presentes a Presidente de Direção desta instituição, Dr.ª Manuela Costa, representantes da Direção da CEVE, nomeadamente o Presidente da Direção, Eng.º Luis Macedo e o Tesoureiro, Dr. António Carvalho, bem como a Vereadora com o Pelouro da Educação e Ação Social do Município de Barcelos, Dr.ª Armandina Saleiro. Para além destes elementos, estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Viatodos, bem como educadoras e alunos desta escola, que não deixaram de estar presentes neste momento de grande importância para o desenvolvimento das atividades da instituição musical.

 

Este é um protocolo de parceria que já se tem vindo a celebrar desde 2010, sendo o 5.º ano consecutivo que a CEVE aposta nesta cooperação com uma entidade de ensino cultural e musical. Segundo o Eng.º Luis Macedo, “esta academia de música está a fazer um trabalho sério, em prol do crescimento dos jovens. A nós CEVE compete-nos ajudar de forma diversificada, cumprindo os desígnios dos nossos antepassados, que tiveram a capacidade de trazer energia elétrica para estas populações, com as consequências reconhecidas que dela advém, nomeadamente no mais fácil acesso à educação e cultura.”

 

Compreendendo que o desenvolvimento do homem passa pela integração na sua vida de componentes de cultura, recreio e desporto, que se constituam como verdadeiros contrapontos à alienação a que nos conduz o tempo em que vivemos e que o ensino da música se configura como uma mais-valia evidente para o desenvolvimento cognitivo, cultural e de aprendizagem das crianças e dos jovens, sendo um fator diferenciador na sua formação e aquisição de competências em diversos domínios, a CEVE entendeu que esta colaboração seria uma aposta para a formação e educação das crianças e dos jovens da área territorial da Cooperativa Elétrica do Vale do Este, apresentando-se como uma âncora irradiadora de conhecimento e educação para a cultura e as artes, com as implicações que isso promove em termos de aumento do nível cultural e de criação de massa critica;

 

Este protocolo prevê que a Artesmusivi, Associação de Artes de Viatodos (Academia de Música de Viatodos) realize e divulgue um conjunto de atividades musicais na área territorial da CEVE, que propiciem ofertas de educação e formação e conduzam a uma maior sensibilidade para o ensino das artes, entre as quais a música, evidenciando paralelamente o papel social relevante da CEVE na formação/educação das crianças e jovens, bem como da dinamização dos lares de seniores desta região. Estas atividades deverão ser dirigidas a um público diversificado, tendo como alvo preferencial as crianças, os jovens e os seniores, embora possa expandir as suas atividades a outros segmentos específicos julgados pelas partes pertinentes.

 

Por seu lado, a CEVE compromete-se a contribuir para o desenvolvimento sociocultural dos jovens e crianças desta região com a atribuição de um subsídio anual.

 

Durante a sua intervenção, a Presidente de Direção desta instituição, Dr.ª Manuela Costa referiu que “todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido é para não faltar nada a estas crianças, pelo que importa empregar bem o tempo e dedicá-lo a elas, para depois receber os benefícios destes investimentos. Acreditamos neste projeto, e que vamos conseguir que mais empresas nos apoiem no desenvolvimento das nossas atividades, uma vez que tem sido difícil o Governo dar a solução para as escolas de música, as quais muitas não têm conseguido sobreviver sem o apoio destas empresas”, concluiu.

 

“Sonhar que podemos deixar uma sociedade mais justa e mais inclusiva deverá ser a visão de quem assumiu cargos públicos”, assumiu a vereadora do Município de Barcelos, Dr.ª Armandina Saleiro. Durante a sua intervenção, referiu que “há a possibilidade de se poder criar mais condições para estas instituições, e é destes sonhos que se constrói a história de uma região.”

 

Esta é mais uma das ações que a Cooperativa Eléctrica do Vale D’Este (CEVE) tem desenvolvido ao longo dos últimos anos com instituições de incidência territorial do seu domínio, e que preveem melhorar o desenvolvimento social, cultural e cívico dos cidadãos que aqui residem e consequentemente minorar os problemas sociais e necessidades da população da sua área de concessão. A sua intervenção em prol de causas sociais e culturais constitui um dos eixos centrais da ação da CEVE, reforçando o seu caráter de proximidade junto das populações que serve.
Esta sessão iniciou com a atuação de jovens desta escola de música, que encantou os presentes com o talento demonstrado.

 
Fonte: CEVE