Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

Relatório da ERSE evidencia níveis de qualidade de serviço da CEVE

28 de Outubro de 2015

Foi recentemente publicado o Relatório de Qualidade de Serviço do Setor Elétrico, divulgado anualmente pela ERSE, o qual faz várias referências à boa prestação de serviço praticada pela CEVE durante o ano de 2014.


Este Relatório tem por objetivo caracterizar a qualidade de serviço prestada pelos operadores das redes, pelos comercializadores de último recurso e, este ano, pela primeira vez, pelos comercializadores em regime de mercado, visando garantir os interesses dos consumidores no que se refere à prestação de serviços com adequados índices de qualidade técnica e comercial.

No que se refere às boas práticas da CEVE, foram evidenciadas a realização da monitorização da qualidade da onda de tensão nas suas redes. A CEVE e a Celer foram os únicos operadores das redes de distribuição exclusivamente em BT a realizar esta monitorização da qualidade da onda de tensão nas suas redes, e que, segundo o Relatório, “deve ser seguida pela totalidade dos operadores das redes de distribuição”. Neste tema, foi ainda mencionado que a CEVE é a única operadora a disponibilizar publicamente o plano de monitorização e os respectivos resultados das medições, conforme impõe o regulamento, que deverão ser apresentados de forma independente para cada um dos pontos de rede monitorizados. As ações de monitorização realizadas pela CEVE tiveram uma duração mínima de 3 meses e consideram a observação e registo dos seguintes parâmetros: frequência da tensão, valor eficaz da tensão, tremulação (flicker) da tensão, desequilíbrio do Sistema Trifásico de Tensões.

A CEVE toma também posição de destaque relativamente à percentagem de atendimentos presenciais com tempo de espera até 20 minutos. O novo RQS trouxe alterações à monitorização do atendimento presencial, pelo que as obrigações foram alargadas aos comercializadores em regime de mercado, procurando-se desta forma que a divulgação do desempenho de cada centro se torne mais um fator de comparação e constitua um sinal de incentivo às empresas para a melhoria da qualidade no atendimento presencial. 

 
Relativamente ao atendimento telefónico para a comunicação de leituras, a CEVE apresenta-se em segundo lugar na percentagem de leituras comunicadas por telefone registadas de forma automática com sucesso, em 2014, logo a seguir à EDP Distribuição.

As interrupções da responsabilidade da CEVE (próprias e previstas) representaram apenas 11% e 21%, dos valores totais do SAIFI e do SAIDI, e deveram-se a intervenções de conservação de Postos de Transformação.

Estas foram as principais referências à boa prestação da atividade da CEVE, demonstrada através do principal documento existente no setor, que apresenta um conjunto de informação que permite aumentar o nível de transparência do setor elétrico nacional, bem como fazer uma avaliação mais efetiva das diferentes ofertas presentes em mercado, contribuindo desse modo para escolhas mais informadas por parte dos consumidores de eletricidade em Portugal.

Recorde-se que em Portugal continental existem dez operadores de redes de distribuição de energia elétrica exclusivamente em BT. Em 2014, de entre estes operadores, a Cooperativa de Electrificação de Rebordosa (A Celer), a Casa do Povo de Valongo do Vouga (C.P de Valongo do Vouga), a Cooperativa Eléctrica de Loureiro (C.E. de Loureiro), a Cooperativa Eléctrica de Vale d’Este (CEVE), a Cooperativa Eléctrica de Vilarinho (C.E. de Vilarinho), a Cooperativa de Abastecimento de Energia Eléctrica (Cooproriz), a Junta de Freguesia de Cortes do Meio (J.F. de Cortes de Meio), a Cooperativa de Electrificação A LORD e a Cooperativa Eléctrica de São Simão de Novais (CESSN) disponibilizaram informação sobre qualidade de serviço técnica à ERSE com a periodicidade estabelecida regulamentarmente.

Por fim, é salientado que este Relatório se publica depois de lançada a campanha "A Qualidade de Serviço Cabe a Todos", a qual pretende criar uma rede de parcerias com instituições chave do Sistema Elétrico Nacional, no sentido de sensibilizar os utilizadores das redes elétricas de que a melhoria da qualidade de serviço deve contar com a contribuição de todos, sendo uma responsabilidade global.


Para mais informação consulte o documento aqui disponível.