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Notícias

CEVE implementa projeto ColorADD

15 de Janeiro de 2016

Escola de Gondifelos na linha da frente no combate ao daltonismo 


A comunidade escolar de Gondifelos recebeu a primeira sessão de sensibilização sobre o problema do daltonismo, iniciativa da CEVE, com a parceria do Agrupamento de Escolas de Gondifelos. Procurando que a escola seja o mais inclusiva possível, conforme prevê o Projeto Educativo do Agrupamento, foram promovidas sessões de sensibilização para a doença do daltonismo, que serão complementadas com um rastreio visual a aplicar a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.


Este projecto é de autoria da ColorADD Social, e pretende implementar um sistema de identificação de cores que facilite a integração social e independência dos daltónicos nas situações em que a opção e escolha da cor é relevante, bem como na minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.


A CEVE, preocupada em contribuir para o bem-estar da comunidade que serve, desafiou o AEG a ser parceiro neste projeto, contactando outros parceiros e disponibilizando os recursos necessários para a concretização do mesmo.


Assim, numa primeira fase, foram efetuadas sessões de sensibilização sobre o daltonismo para toda a comunidade escolar, com o objetivo de disseminar conhecimentos e sensibilizar a comunidade educativa para a problemática do daltonismo.


Numa segunda fase, foi feito um Rastreio do Daltonismo, como objetivo contribuir para o diagnóstico precoce e encaminhamento para serviços de especialidade, bem como a obtenção de dados estatísticos atualizados sobre a população daltónica a nível nacional. Este rastreio foi realizado em parceria com a empresa Jorge Oculista.


Assim, com a colaboração de técnicas da ColorADD Social, foi realizada a primeira sessão de sensibilização no dia 09 de novembro, e permitiu aos alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano, perceber em que consiste o daltonismo e os constrangimentos que acarreta na qualidade de vida dos seus portadores, ficando ainda a conhecer diferentes tipos de daltonismo (monocromacias, dicromacias e tricromacias anómalas).


Para o efeito foi utilizado o “Teste de Isihara” no despiste do daltonismo e a tabela de acuidade visual com escala de snellen para a acuidade visual. O rastreio foi realizado aos alunos de todo o agrupamento de Escolas de Gondifelos, desde o infantário até ao 9º ano num total de 358 crianças. 


Do total dos 358 alunos rastreados, 169 eram rapazes e 189 eram raparigas. Dos 169 rapazes rastreados, 6 apresentaram dificuldades de identificação das cores – daltónicos, com limitações ao nível do verde e do vermelho, tendo sido sugerida consulta de especialidade, para realização de exames complementares. Das 189 raparigas rastreadas, nenhuma apresentavam dificuldades de identificação das cores – daltónicas. 


Dos 358 alunos rastreados, 155 apresentaram dificuldades de acuidade visual, pelo que foram encaminhadas também para consulta de especialidade de optometria. 


As técnicas desta metodologia são feitas através de código gráfico que ajuda os daltónicos a identificar as cores e que foi criado pelo designer português Miguel Neiva, estando difundido por vários países do mundo. O código revoluciona a vida de milhões de pessoas e "o daltónico olha para um dado objeto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, por exemplo, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores”.


Com o rastreio que complementa as palestras e onde o teste de cores de Isihara terá papel relevante, pretende-se verificar até que ponto esta doença, que afeta cerca de 5% da população masculina, sendo rara entre a feminina, passando muitas vezes despercebida na fase inicial ao próprio doente, está a prejudicar alguns alunos da escola.


Recorde-se que esta iniciativa enquadra-se nos princípios da Politica de Responsabilidade Social da CEVE ao nível do apoio a projetos educativos e de âmbito social, que promovam o sucesso escolar dos alunos e o combate ao abandono escolar.



Testemunhos


A ColorADD.Social teve a enorme honra de poder colaborar numa inclusiva iniciativa patrocinada pela CEVE – Cooperativa Elétrica do Vale d’Este que teve início ontem, 9 de novembro de 2015 pelas 10h30, no Agrupamento de Escolas de Gondifelos e se irá prolongar por toda a semana.  Esta ação só foi possível graças ao envolvimento das diferentes entidades parceiras. Contou com o envolvimento do Eng.º Luis Macedo e da Dra. Raquel Lages em representação da CEVE, entidade responsável pela generosa oferta dos Kits ColorADD aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico; da Dra. Arminda e do Dr. Jones, elementos da direção do Agrupamento de Escolas que com muito empenho conseguiram mobilizar mais de 530 alunos dos diferentes níveis de ensino (desde o pré-escolar até ao 9.º ano) por forma a assistirem a uma ação de sensibilização sobre o daltonismo e sobre o código de cores ColorADD dinamizada pela equipa da ColorADD.Social. A par desta ação de sensibilização decorreu também, com a parceria da Óptica Jorge Oculista, o rastreio do daltonismo e da acuidade visual, por forma a detetar precocemente uma limitação ainda invisível aos olhos de muitos.
Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora que esperamos voltar a repetir em breve!

Joana Lemos
ColorADD.Social | Educação



A COR É PARA TODOS!

A CEVE tem presente a importância destas ações de combate ao daltonismo, e sobretudo, ao insucesso escolar. Foi com um enorme prazer e empenho que nos dedicamos a esta causa, assim como outras ações que estão a decorrer atualmente ao nível do apoio a projetos educativos e de âmbito social, que promovam o sucesso escolar dos alunos e o combate ao abandono escolar. Da nossa parte, continuaremos a apoiar e a lutar continuamente para que a cor seja para todos!


Luís Macedo
Presidente da Direção da CEVE



O Agrupamento de Escolas de Gondifelos agradece a disponibilidade e o interesse manifestado pela CEVE para a promoção de um projeto promotor da inclusividade de todos os alunos do AEG ao procurar sensibilizá-los para a problemática do daltonismo e ao contribuir para a deteção e minimização de situações no âmbito desta doença que estejam a interferir com o processo de ensino-aprendizagem.


Jones Maciel
Presidente da Direção AEG



Informação adicional no site da AEG e aqui