Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

Sessão solene Aniversário CEVE

31 de Dezembro de 2015

No âmbito das comemorações dos seus 85 anos, a Direção da CEVE atribuiu, durante a sessão solene que decorreu no sábado dia 19.12, uma homenagem ao Monsenhor Joaquim Fernandes, que conta com 97 anos de idade, e que foi pároco e arcipreste de Vila Nova de Famalicão durante mais de meio século, entre 1946 e 1998.

Segundo Luís Macedo, presidente da Direção da CEVE, «faz continuidade, em que o Monsenhor Joaquim Fernandes esteve presente em grande parte desse processo. Por isso, homenageá-lo hoje é homenagear também todos os antepassados. O Monsenhor Joaquim Fernandes tem 97 anos, um pouco mais velho que a CEVE, portanto é um testemunho vivo ainda de todo este processo. Por isso, temos todo o gosto de lhe prestar este reconhecimento.»

António carvalho, membro da Direção da CEVE, realçou todo o trabalho que o sacerdote prestou e as intervenções que teve em momentos determinantes na vida da cooperativa. «Ao homenagear o Monsenhor Joaquim Fernandes, estamos a homenagear todos os que já não estão entre nós, mas que nos acompanharam neste percurso ao longo da vida da cooperativa, que completa agora 85 anos e está cheia de projetos», concluiu.

Esta sessão solene foi precedida de uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que durante a homilia defendeu a continuidade do associativismo. «Hoje em dia o associativismo está um pouco em crise. Não é possível encontrar pessoas disponíveis.». Na opinião do prelado, o cidadão deve associar-se, através de associações ou de cooperativas. «O Estado não pode absorver as iniciativas e as capacidades dos cidadãos. Antes pelo contrário, deve estimá-las e desenvolvê-las para que tenhamos uma sociedade plural, com diversos pontos de vista, de pensar e, depois, de agir. E quanto mais associações e cooperativas existirem mais objetivos nós atingiremos», salientou.

A Academia de Música de Viatodos, associação cultural apoiada pela CEVE no âmbito dos seus projetos de responsabilidade social, iniciou o programa de comemorações solenes com uma atuação marcante. Durante esta cerimónia, estiveram presentes na Mesa de Honra, o Presidente da Assembleia Geral da CEVE, Dr. Manuel Nunes de Sá, o Presidente da Direção da CEVE, Eng.º Luís Macedo, e os vereadores em representação dos Municípios de Vila Nova de Famalicão, Eng.º José Santos, e de Barcelos, Dr. Alexandre Maciel.

Este evento foi o culminar de um programa de comemorações realizadas durante os meses de Novembro e Dezembro, e que se irão prolongar em 2016, e que incluiu projetos de promoção do território, através de um Concurso de fotografia “Luz para o Desenvolvimento”, ações de cooperação com escolas, através da entrega de equipamento informático e material didático a escolas da sua área de concessão e a habitual entrega de donativos às Conferências Vicentinas e instituições de solidariedade social.