Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

Concurso “Poupa Energia Ganha o teu Futuro” avança para a terceira fase

25 de Fevereiro de 2016

No âmbito do projeto educativo direcionado para a eficiência energética “Poupa Energia ganha o teu futuro”, a turma do 4.º ano de Gondifelos venceu a 2.ª etapa do concurso, relacionada com a elaboração da história (incluindo nome), apresentada pelos alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano), associada ao tema e personagem criada na 1.ª fase (Poupai).


Os resultados desta segunda fase foram conhecidos no passado dia 11 de Fevereiro, por decisão do júri deste concurso, composto pelo Presidente da Direção da CEVE, Eng.º Luís Macedo, pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, pela Diretora Adjunta do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Dr.ª Arminda Barroso, que reuniram para avaliar e decidir acerca dos trabalhos a concurso das turmas do 3.º e 4.º ano, da Categoria única – Escrita Criativa, que contempla a criação da história, incluindo nome, trabalho coletivo, associado ao tema “Poupa Energia ganha o teu Futuro” e à personagem selecionada na etapa anterior. 


A concurso estavam quatro histórias coletivas, que se constituíram exemplos de criatividade, que conseguem transportar os leitores para o mundo do sobrenatural, mas nunca permitindo o distanciamento de interiorização de comportamentos de poupança da energia, da defesa do ambiente, do meio e do desenvolvimento sustentável.


De forma a cumprirem-se os critérios de avaliação plasmados no Regulamento e a escolha da história coletiva, o júri selecionou como vencedor o 4º ano de Gondifelos da professora Lúcia Meira, com 25 valores, sendo agora esta história o suporte de escrita criativa para o trabalho de ilustração.


Concluída esta etapa, irá avançar-se para a 3.ª fase deste concurso, com a única existente - Categoria 1 – Ilustração, que prevê a ilustração da história selecionada, e será realizado pelos alunos do 3.º ao 6.º ano, em trabalho coletivo ou individual, apresentado em suporte bidimensional – folha do livro, com a admissão de trabalhos até ao dia 28 de Abril.


Tendo em conta o bom desempenho e trabalho desenvolvido pelas quatro turmas, a Direção do Agrupamento de Escolas de Gondifelos em articulação com a Direção da CEVE entenderam integrar uma componente de cada uma das histórias na história final, tal como o consta no folheto anexo, que servirá de base para a fase seguinte do concurso: a ilustração da história, aberta também aos alunos do 5º e 6º ano.


Recorde-se que esta inédita iniciativa assume a forma de criação de um livro (e-book), pelos alunos do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico de Gondifelos, sobre as principais diretrizes, normas e regras para a eficiente utilização energética, e tem como objetivo principal estimular a aprendizagem sobre a poupança do consumo energético e, de igual forma, dar contributos para a sustentabilidade ambiental. Este trabalho tem o devido acompanhamento do corpo docente, durante o ano letivo 2015-2016 e está integrado no calendário curricular do Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.


Durante este ano letivo (2015-2016), os alunos foram encaminhados para uma criação coletiva do grafismo e do nome do personagem principal do livro, pelos alunos do 1º ciclo (1º ao 4º ano) a partir da temática "poupa energia ganha o teu futuro". Numa segunda etapa (até Janeiro de 2016), procederam à elaboração da história (incluindo nome), pelos alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano), associada ao tema e personagem criada. Posteriormente, proceder-se-á à ilustração da história selecionada na etapa anterior, pelos alunos do 3º ao 6º ano. Por fim, no final do ano letivo será feita uma apresentação do trabalho produzido e proceder-se-á à entrega de prémios (bens/atividades de fruição cultural e formativa e a edição do livro em formato papel e ebook).


Para a realização destas etapas, e ao longo deste período, serão impulsionados workshops de artes plásticas, dinamizados por Joana Brito, da Casa de Artes Plásticas “A Casa ao Lado”. Também a realização de oficinas de escrita criativa, dinamizados pelo autor Pedro Chagas, e visitas de estudos, em alguns casos com a participação de outros dinamizadores específicos, para a captação de informação em contexto prático para o desenvolvimento das diferentes fases do processo, serão outras atividades que fazem parte do cronograma para a implementação do ebook.


Para as próximas fases, espera-se o mesmo grau de qualidade dos trabalhos verificado até agora, esperando dos alunos do 3.º ao 6.º ano o mesmo empenhamento e esforço para a concretização desta história, enquadrada no projeto de responsabilidade pedagógica e social promovido pelo Agrupamento de Escolas de Gondifelos em parceria com a Cooperativa Elétrica do Vale D’Este CRL (CEVE).