Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

Entidade Reguladora de Serviços Energéticos aprova o Regulamento dos Serviços das Redes Inteligentes

29 de Julho de 2019


«A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou o Regulamento dos Serviços de Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica, que enquadra a prestação dos serviços no âmbito das redes inteligentes por operadores de rede e comercializadores.


A regulamentação aprovada, após um processo de Consulta Pública, promove a introdução de soluções inovadoras e avançadas de medição, recolha e tratamento de dados de consumo e de produção, nas redes de baixa tensão (BT), como forma de integrar a evolução tecnológica e de acomodar no sistema elétrico, ao menor custo, as situações emergentes como a produção distribuída ou o carregamento de veículos elétricos.

(...)

As funcionalidades das redes inteligentes possibilitam fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente), assim como realizar outras operações à distância como a alteração de potência contratada. Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:


  • Faturas sem estimativas, realizadas com base em consumos reais;
  • Leitura real diária do seu consumo;
  • Acesso aos seus dados de consumo real com maior frequência e maior detalhe, através de meios eletrónicos;
  • Possibilidade de alterar remotamente a potência contratada e de aceder a outros serviços, sem a presença do consumidor na instalação e num prazo mais curto.

(...)

A introdução das novas regras será gradual, havendo uma fase inicial de implementação, transitória, que se estende até 31 de dezembro de 2020. A partir de 2021, os sistemas inteligentes devem passar a uma nova fase com os serviços completos das redes inteligentes.»


Fonte: www.erse.pt


Para consultar o regulamento, por favor clique aqui!



undefined