Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

Projeto ColorADD dá mais cor às escolas da concessão da CEVE

17 de Dezembro de 2019


Para a Cooperativa Eléctrica Vale d’Este, o último mês de 2019 foi sinónimo de inclusão e muita informação. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, o projeto ColorADD Social visitou as escolas da área de concessão e abriu horizontes sobre o daltonismo - incapacidade de distinguir as cores - através de sessões de esclarecimento e rastreios gratuitos a todos os alunos que frequentam o 3.º ano.

 

A iniciativa, organizada pela área educativa do município de Vila Nova de Famalicão, conta com o patrocínio da CEVE, por ser uma ação de combate ao insucesso e abandono escolar, uma das grandes missões de responsabilidade social da cooperativa.

 

Passo a passo, o projeto ColorADD dá mais cor à aprendizagem dos alunos famalicenses que apresentam deficiência na visão cromática. Em dezembro, a iniciativa passou pelas escolas básicas de Arnoso Santa Eulália, Nine, Outiz/Cavalões, Gondifelos e de Louro/Mouquim/Lemenhe, tendo a última recebido a visita de Miguel Neiva, designer e criador do projeto, que explicou tudo sobre este código universal de identificação de cores para daltónicos, representado em 27 caracteres.

 

O programa de três dias materializou-se através da sinergia das equipas GADI (Equipa multidisciplinar Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção) e EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Escola Inclusiva) com técnicos de centros de ótica locais, responsáveis pelos rastreios de daltonismo e acuidade visual aos alunos de 3.º ano. O motor desta iniciativa parte do sentido de responsabilidade social do município, da comunidade local e de empresas como a CEVE, que defendem uma escola mais saudável e igualitária, onde os alunos se sentem motivados para construírem o seu futuro, independentemente das suas diferenças de aprendizagem.

 

O daltonismo é uma perturbação da perceção visual, de origem genética, que atinge 5% da população mundial, maioritariamente masculina. Começa a manifestar-se nos primeiros anos de escola e permanece ao longo da vida. Com a iniciativa ColorADD, é possível detetar precocemente a existência desta condicionante na aprendizagem de um aluno, e agir de acordo com as suas necessidades particulares.

 

Este é um dos projetos educativos que a CEVE apoia desde o seu início por servir todos os princípios da nossa política de responsabilidade social, na área da educação. Ao lado dos jovens do presente, apostamos num futuro repleto de energia positiva.