Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

A CEVE, a Engenho e a União de Freguesias de Arnoso (Sª Maria e Sª Eulália) e Sezures, assinaram protocolo para o desenvolvimento de uma CER

06 de Fevereiro de 2025

A CEVE - Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este, CRL, a Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este e a União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures, assinaram protocolo para o desenvolvimento de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) no Vale do Rio Este.


O protocolo, agora assinado, alarga o âmbito de um anterior, já estabelecido entre a CEVE e a ENGENHO, para a cocriação de uma CER, à Junta da União de Freguesias de Arnoso (St. ª Maria e St. ª Eulália) e Sezures.

A ENGENHO será a entidade âncora ao funcionamento do Autoconsumo Coletivo “Comunidade de Energia Renovável com Engenho” (CER com Engenho). Este projeto concretizar-se-á através da produção e partilha de energia gerada pelas Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), a instalar em edifícios da ENGENHO e da Junta da União de Freguesias.


Esta iniciativa pretende promover a melhoria da sustentabilidade, a redução das faturas de energia dos membros, bem como o apoio social a famílias vulneráveis, através da produção local de energia sustentável.

Esta CER manterá como principal objetivo a produção de energia renovável para consumo local, e terá, inicialmente, no seu núcleo central a unidade de produção de energia fotovoltaica, a instalar na cobertura do edifício do Lar “A Minha Casa” da ENGENHO, situado na rua Monte de Lordelo, em Arnoso Santa Maria, à qual se adicionarão as unidades de produção de energia fotovoltaica, a instalar nos edifícios da Junta da União de Freguesias, cujos  estudos a realizar pela CEVE determinem a sua viabilidade.

Numa primeira fase, a energia produzida será autoconsumida nas instalações de consumo adstritas às entidades que assinam este protocolo e, mais tarde com o licenciamento da Comunidade junto da Direção Geral de Energia, será alargada a novos membros, ao qual se dá destaque à integração de famílias vulneráveis referenciadas pela ENGENHO.

Luís Macedo, Presidente da CEVE afirmou que “as Comunidades de Energia Renovável (CER) e o autoconsumo são instrumentos essenciais para combater a pobreza energética, porque apresentam vantagens sociais, ambientais e económicas”.


A ENGENHO, segundo o seu Presidente da Direção, Manuel de Araújo, reconhecendo há muito a importância da transição energética para energias limpas, em termos ambientais e económicos, "soube esperar o momento certo para, através desta iniciativa, reforçar a relação privilegiada de parceria que há anos tem mantido com a CEVE".

O Município também esteve representado na assinatura deste protocolo por intermédio do Vereador Augusto Lima. Este congratulou-se com a iniciativa, levada a cabo por estas entidades, e referiu que a Câmara Municipal está a estudar a melhor forma de também se associar à iniciativa, desde logo com a inclusão das instalações da Escola Básica Conde de Arnoso. Na assinatura também esteve presente a Diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II, professora Cândida Pinto.