Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

CEVE estimula alunos para aprendizagem sobre eficiência energética

16 de Novembro de 2015

“POUPAI” é o nome da personagem para livro de iniciativa temática "POUPA ENERGIA GANHA O TEU FUTURO". 


Foi apresentado, na passada terça-feira, dia 10 de novembro, no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, a primeira fase do projeto de criação do livro sobre poupança energética, iniciativa da CEVE e que tem como parceira a escola de Gondifelos, representada pelas turmas que vão desde o 1.º ao 6.º ano.

A primeira fase deste projeto, que assume a forma de criação de um livro, e que contempla as principais diretrizes, normas e regras para a eficiente utilização energética, foi apresentado pelos alunos e professores do Centro escolar de Gondifelos, envolvidos diretamente na criação da personagem principal do livro e do respetivo grafismo.

“Poupai” é o nome da personagem principal do livro, que foi unanimemente aplaudida pelos alunos, professores e pais que estiveram presentes na sessão, e que tiveram a oportunidade de conhecer os textos vencedores da personagem e o respetivo grafismo do livro. Para além da comunidade escolar, estiveram também presentes o representante do Município de V.N. de Famalicão Dr. Marco Magalhães, o Presidente da Direção da Escola de Gondifelos, Dr. Jones Maciel e o Presidente da Direção da CEVE, Eng.º Luis Macedo.

Luis Macedo, referiu, durante a sua intervenção, a importância desta iniciativa, envolvendo os alunos desta escola, considerando que a temática da eficiência energética é extremamente relevante para estimular nestas idades a aprendizagem sobre a poupança do consumo energético e, de igual forma, dar contributos para a sustentabilidade ambiental. Relembrou que a CEVE tem implementado várias ações e políticas de eficiência energética, mas que esta atividade é relacionada diretamente com a população escolar, uma vez que “muitas vezes são as crianças que levam estas preocupações para casa e promovem uma verdadeira política de poupança no seio das suas famílias.” Também referiu que a CEVE está consciente que a intervenção desta faixa etária nas ações da Cooperativa são de todo relevantes, pois os frutos desta iniciativa vão poder ser visíveis em livro, um produto criado pelos próprios estudantes e que será posteriormente divulgado, o que torna este envolvimento escolar ainda mais gratificante.

Recorde-se que esta inédita iniciativa prevê a elaboração do Livro em formato ebook, e será desenvolvido pelos alunos do 1º ao 3 ciclo do Ensino Básico com acompanhamento do corpo docente, durante o ano letivo 2015-2016 e integrará o calendário curricular do Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.

Durante este ano letivo (2015-2016), os alunos serão encaminhados para uma criação coletiva do grafismo e do nome do personagem principal do livro, pelos alunos do 1º ciclo (1º ao 4º ano) a partir da temática "poupa energia ganha o teu futuro". Numa segunda etapa (até janeiro de 2016), irão proceder à elaboração da história (incluindo nome), pelos alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano), associada ao tema e personagem criada. Posteriormente, proceder-se-á à ilustração da história selecionada na etapa anterior, pelos alunos do 3º ao 6º ano. Por fim, no final do ano letivo será feita uma apresentação do trabalho produzido e proceder-se-á à entrega de prémios (bens/atividades de fruição cultural e formativa e a edição do livro em formato papel e ebook).

Para a realização destas etapas, e ao longo deste período, serão impulsionados workshops de artes plásticas, dinamizados por Joana Brito, da Casa de Artes Plásticas “A Casa ao Lado”. Também a realização de oficinas de escrita criativa, dinamizados pelo autor Pedro Chagas, e visitas de estudos, em alguns casos com a participação de outros dinamizadores específicos, para a captação de informação em contexto prático para o desenvolvimento das diferentes fases do processo, serão outras atividades que fazem parte do cronograma de atividades para a implementação do ebook.
Para informações adicionais consulte aqui e aqui


undefinedundefinedundefined