Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

CEVE premiada com Selo "Famalicão Visão'25"

28 de Setembro de 2016

A Cooperativa Eléctrica do Vale D’Este foi hoje reconhecida com o selo “Famalicão Visão ‘25”, na categoria Famalicão Comunitária, com o projecto CEVE Solidária.

Este reconhecimento foi anunciado hoje, durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Concelho, onde foram atribuídos os selos “Famalicão Visão’25”, pelo Município de Famalicão às empresas e instituições reconhecidas pelas suas boas práticas inovadoras e inspiradoras, que expressem os valores municipais e reforcem a identidade famalicense com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade.

Para receber o Selo relativo ao prémio CEVE Solidária, esteve presente o Presidente do Conselho da Administração, Eng.º Luis Macedo.

Os selos “Famalicão Visão’25” têm como objetivo o reconhecimento de iniciativas, ações ou projetos, produtos ou serviços que contribuam para que, até 2025, o concelho seja externamente reconhecido como uma sociedade coesa e solidária, com uma elevada performance da sua economia de produção ao nível das exportações e com elevada incorporação tecnológica, integrado em redes globais coletivas, em convivência com uma paisagem urbano-rural hipocarbónica, ambientalmente qualificada e única.

Tendo sempre presente a génese da sua formação, a CEVE, enquanto sociedade cooperativa distribuidora de energia elétrica, é uma empresa de utilidade pública, criada em 1930, garantindo desde essa data o acesso à energia elétrica aos residentes dessa área de atuação, quando poucas eram as freguesias que viriam usufruir dessa possibilidade.

Tendo como objetivo final a distribuição da energia elétrica, esta empresa distingue-se sobretudo pelo envolvimento e a mobilização de todos os seus recursos na procura das melhores soluções para uma crescente satisfação dos clientes, e sobretudo com o impacto da atividade na comunidade. Assim, tem dedicado parte da sua energia a apoiar e melhorar o desenvolvimento social, cultural e cívico dos cidadãos que residem nesta região e, consequentemente, minorar os problemas sociais e necessidades da população da sua área de concessão. De facto, o papel da CEVE tem evoluído para tratar de questões sociais no âmbito da sua política social, sendo esta uma herança dos pioneiros e fundadores da Cooperativa Elétrica, que aquando da fundação teriam como objetivos promover o desenvolvimento, não só na sua área de atuação - fornecimento de energia elétrica - mas da atividade complementar que daí advinha, nomeadamente permitir o acesso da população a mais educação, mais cultura e mais desenvolvimento social, de forma a tornar uma região competitiva a todos os níveis.

Nesse âmbito, tem desenvolvido um conjunto de atividades, em colaboração com outras entidades públicas e privadas, no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão da população menos favorecida.

No campo de acção social, tem tido como parceiros 12 instituições de solidariedade social da sua área de intervenção, nomeadamente as Conferências Vicentinas, a Engenho – Associação de Desenvolvimento Local Vale do Este e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos. Este apoio é materializado através de donativos anuais para estas instituições, encarregando-as de dar o apoio direto destas instituições às famílias mais carenciadas. Desta forma, a CEVE consegue chegar às famílias menos favorecidas através da entrega de cabazes alimentares, da recolha de vestuário e brinquedos, da criação de um banco de ajudas técnicas para disponibilização e empréstimo à população, da doação de bens técnicos e alimentares a situações específicas de carência socioeconómica, de campanhas de sensibilização para a doação de parte do imposto sobre o rendimento a instituições sem fins lucrativos e da participação em projetos de Intervenção Social e Educativa dos concelhos que abrange.

Outras das vertentes da sua política de responsabilidade social passa pelo apoio e participação da CEVE em projetos que visam, por um lado, a aproximação do público escolar aos agentes da estrutura económica local, como é o exemplo do projeto Escola – Empresa que a CEVE firmou com o Município de Vila Nova de Famalicão, e, por outro lado, o apoio e patrocínio que oferece às instituições locais, na tentativa de colmatar a ausência de ofertas de ensino artístico na região e no desenvolvimento de cursos de música e concertos que estas promovem ao longo do ano. Compreendendo que o desenvolvimento do homem passa pela integração na sua vida de componentes de cultura, recreio e desporto, a CEVE tem apoiado a Artesmusivi – Associação de Artes de Viatodos (Academia de Música) e Associação Cultural Monte de Fralães.

Para além disso, mantém contacto com as tradições e cultura das suas freguesias, detentoras do património imaterial e cultural, intervindo com o apoio necessário para a concretização das suas atividades, quer através de apoio logístico necessário para a realização das festas populares nas respetivas freguesias. Também nesta vertente, realizou em 2015 um Concurso de Fotografia que visava selecionar um conjunto de imagens que captem uma visão sobre a Luz como um fator de desenvolvimento, permitindo a recolha e divulgação de imagens sobre a região.

Ciente de que a formação e ensino da sua população promovem um maior desenvolvimento da região, a CEVE tem investido na doação de equipamento informático e de material didático às escolas do seu território, capaz de contribuir para o reforço do sucesso escolar dos alunos. No âmbito escolar, evidencia-se igualmente a implementação de ações de sensibilização para o problema do daltonismo, permitindo realizar um rastreio visual aos alunos, de forma a detetar possíveis situações de daltonismo que impeçam o sucesso escolar dos alunos. A iniciativa é de autoria da Coloradd Social, ao qual a CEVE se associa, e pretende implementar um sistema de identificação de cores que facilite a integração social e independência dos daltónicos nas situações em que a opção e escolha da cor é relevante, bem como na minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança. Ainda a nível escolar, a CEVE implementou em 2015 um projeto junto das escolas denominado “Poupa Energia Ganha o teu Futuro”. Esta iniciativa assume a forma de criação de um livro, pelos alunos do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico de Gondifelos, sobre as principais diretrizes, normas e regras para a eficiente utilização energética, permitindo estimular a aprendizagem sobre a poupança do consumo energético e, de igual forma, dar contributos para a sustentabilidade ambiental.

No âmbito do empreendedorismo, assume-se como parceiro e patrocinador do concurso dinamizado pelo Famalicão Made In, no âmbito do Projeto “O meu projeto é empreendedor”, tendo para isso celebrado um protocolo de cooperação com o Município de Vila Nova de Famalicão.


Fotos: Cortesia Município de Vila Nova de Famalicão