Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

QGRID- Monitorização de Rede


Na procura constante de ferramentas e meios para incrementar cada vez mais a qualidade de serviço na sua rede de distribuição em baixa tensão, no final de 2016, a CEVE iniciou o processo de desenvolvimento de um sistema para monitorizar a qualidade de serviço da sua rede, o qual  foi designado por QGRID.


O QGRID baseia-se numa interface web que permite visualizar, em tempo real, as tensões medidas em cada posto de transformação, o índice de qualidade de energia da semana anterior, as interrupções que ocorreram na rede, gerir dados técnicos relacionados com a operação de rede, entre outras operações. 


Um dos aspetos mais cruciais deste projeto, foi o desafio de utilizar contadores inteligentes já existentes, como fonte de informação, tendo sido exploradas as mais diversas funcionalidades para conseguir obter mais e melhor informação.


Atualmente, o QGRID é uma ferramenta fundamental para o quotidiano da CEVE, na sua missão de gestão, operação e supervisão da rede, com um impacto muito significativo na melhoria da qualidade de serviço com que a CEVE serve os seus clientes.


Estão planeados novos desenvolvimentos que irão permitir melhorar o sistema, aproveitando os resultados do Projeto Eastgrid e dos progressos que a CEVE tem feito ao longo dos últimos anos no desenrolar das redes inteligentes.

undefined

undefined 


Objetivos

 
  • Recolher os valores da Tensão RMS de cada posto de transformação, a cada 10 minutos, com resolução de 1 minuto; 
  • Registar eventos de subtensão, sobretensão e interrupções;
  • Utilizar índices de qualidade de energia, que permitam uma supervisão rápida, especialmente quando se compara diferentes pontos de monitorização e em diferentes períodos de tempo;
  • Gerar automaticamente relatórios periódicos, para auxiliar na tomada de decisões na gestão da rede de distribuição em BT;
  • Dispor de um dashboard com alarmística onde possam ser identificados facilmente possíveis problemas de qualidade de energia.

Parceiro