Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

CEVE Solidária

CEVE Solidária

 

A energia com que a Cooperativa Eléctrica do Vale D’Este (CEVE) abastece as 14 freguesias da sua área de concessão não passa só pela eletricidade. O nosso compromisso ético faz chegar a cada indivíduo uma corrente cívica, social e cultural. Este é um valor basilar da CEVE semeado pela integridade humana dos seus fundadores. Uma herança que preservamos com orgulho e que nos serve de bússola aos passos dados no presente e aos futuros que se avizinham.


A preocupação com o desenvolvimento social da região ganhou uma nova roupagem em 2008 e foi batizada como “CEVE Solidária”. O projeto de responsabilidade social empresarial, ramifica-se pelas áreas Social, Educativa e Cultural, e materializa-se num conjunto de ações e sinergias crescentes que promovem o bem-estar da população da área de concessão.


A mudança positiva que o movimento “CEVE Solidária” tem provocado nas comunidades, tem merecido um reconhecimento significativo por parte dos cidadãos e de diversas instituições nacionais. Fomos honrados em 2016 com o prémio “Famalicão Visão’25”, na categoria “Famalicão Comunitário” e em 2018 recebemos o prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, através Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).


Dez anos de “CEVE Solidária” que equivalem a uma década de muitas conquistas e uma aprendizagem contínua.



Social  

Social


A vertente social do projeto CEVE Solidária é dedicada a causas sociais e à promoção de cidadania empresarial, num relacionamento muito próximo e consistente com a comunidade. As sinergias que criamos com as empresas, as associações e as instituições locais, como as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as Conferências Vicentinas, permitem-nos conhecer de perto as necessidades reais da população e agirmos de forma eficaz no seio das famílias com carências socioeconómicas.


Para fazer face a esta realidade, desenvolvemos iniciativas que passam pela recolha de vestuário e brinquedos, a entrega de cabazes alimentares a famílias e a doação de bens técnicos. Também promovemos campanhas de sensibilização, direcionadas aos cidadãos em geral, que incentivam a doação de parte do seu imposto sobre o rendimento para instituições de solidariedade sem fins lucrativos.


A componente social da CEVE Solidária é uma área que continuamos a apostar através de um número crescente de parcerias com entidades locais e nacionais e através de uma estratégia cada vez mais clara e sólida sobre como melhorar as condições de vida da população.


Vídeo-testemunho da Associação Humanitária dos Bombeiros de Viatodos


Vídeo-testemunho da Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este


Vídeo-testemunho das Conferências Vicentinas



Educação


Uma das causas que abraçamos na CEVE é a promoção da educação. Acreditamos que a Educação é motor de desenvolvimento das sociedades e por isso promovemos iniciativas que capacitem cada indivíduo para a cidadania e para uma integração com êxito no mercado de trabalho. Através da CEVE Solidária, desenvolvemos uma forte ação em escolas dos Municípios de Barcelos e de Vila Nova de Famalicão, com um leque diverso de iniciativas e projetos.


Orgulhamo-nos de levar às instituições escolares projetos como o Color ADD, em parceria com a associação Color ADD, autora do código universal para daltónicos. Esta iniciativa baseia-se numa ação de sensibilização e rastreio visual que deteta casos de daltonismo nos alunos, de modo a evitar o insucesso escolar causado por esta incapacidade de diferenciar algumas ou todas as cores.


Outra das grandes apostas da CEVE nesta área é a educação empresarial, materializada nos projetos “Empresa na Escola” e “O Meu Projeto é Empreendedor”. No projeto “Empresa na Escola”, são promovidas visitas de estudo às empresas e organizadas palestras nas escolas para aproximar as crianças e os jovens ao universo empresarial e articulá-lo com o contexto educativo.


Por seu lado, “O Meu Projeto é Empreendedor” é uma iniciativa da Rede Famalicão Empreende, assente numa cooperação entre autarquia, empresas e escolas, que premeia a melhor ideia ou a melhor proposta de melhoria de um produto ou serviço. Além de ser uma das instituições patrocinadoras, a CEVE também tem um lugar entre o júri deste concurso, enquadrado nas Provas de Aptidão Profissional (PAP) do Ensino Profissional.


Preparar os jovens para o mundo real também passa pela Educação Financeira, um conceito que a CEVE defende e promove com a iniciativa “No Poupar Está o Ganho”. Este projeto, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, já chegou a 35 municípios da região Norte e a 11.500 portugueses. Na nossa região de concessão, esta iniciativa de empreendedorismo social está presente nas escolas das freguesias de Viatodos e Gondifelos.


Se existe assunto que nos diz muito respeito é como a população utiliza a energia nas suas casas. Assim como acreditamos que é, realmente, “de pequenino que se torce o pepino”. Os dois motivos juntos fizeram-nos apoiar o projeto de sustentabilidade ambiental, “Poupa Energia, Ganha o Teu Futuro”, que passa por um livro didático sobre como fazer uma eficiente utilização da energia. Até ao momento, o livro já foi distribuído pelos alunos do primeiro e segundo ciclos do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.


E porque aprender exige as ferramentas certas para o sucesso escolar de cada aluno, a CEVE apoia a formação e o ensino da comunidade através da doação de equipamento informático e de material didático às escolas do seu território. Ao apoiar projetos, que pertencem a diferentes matizes da Educação, ganhamos um conhecimento e uma experiência profundos sobre as forças e fragilidades do ensino, que nos servem de motor a novas ideias e aspirações com o desenvolvimento educacional da região sempre no nosso horizonte.

  Educação


Cultural  

Cultura


Sem cultura, não existe educação. É através da experiência cultural e artística que se formam indivíduos com massa crítica e sensibilidade para as questões sociais e humanas. Faz parte dos nossos valores como empresa de forte responsabilidade social apoiar a formação artística e cultural das crianças e dos jovens das nossas comunidades. Para serem mais e melhores. E, assim, contagiarem as gerações vindouras.


Neste sentido, fortalecemos sinergias com associações culturais locais, como são o caso da “Artesmusivi – Associação de Artes de Viatodos” e a “Associação Cultural Monte de Fralães”, que resultam em cursos de música para os mais jovens e espetáculos ao vivo para a comunidade.


Na “CEVE Solidária”, trabalhamos diariamente para a formação individual de cada pessoa integrada no tecido social da nossa região, pois acreditamos ser o caminho para uma comunidade ativa e inspirada, que preserve e desenvolva a memória histórica e cultural que nos une.


Vídeo-testemunho da Academia de Música de Viatodos