Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

ECOMUNIDADE

 O plano "Comunidade de Cidadãos para a Energia" da CEVE

 

No último ano e meio, a CEVE - Cooperativa Eléctrica de Vale D’Este, C.R.L.- desenvolveu um projeto que lhe permitirá abordar, com garantias, o desafio da Transição Energética ao nível local. 


Curiosamente, papel idêntico ao que assumiu, no início do século passado, na eletrificação nacional - o de servir os cidadãos com toda a qualidade que lhe é reconhecida.


Neste cenário, todos os agentes envolvidos, incluindo a quase centenária e maior cooperativa de eletricidade do país, e os próprios municípios vizinhos, devem estar preparados para evoluir para um novo modelo energético; renovável, descentralizado, descontaminado, digital e democrático, com o cidadão como protagonista principal.


Cientes deste novo papel dos cidadãos, a CEVE celebrará um acordo de cedência do telhado da sede do Agrupamento de Escuteiros do Louro para a instalação de uma Unidade de Produção de Autoconsumo e Armazenamento. 

undefined


Esta unidade vai produzir a energia que alimentará um projeto-piloto, que abrangerá cerca de 30 famílias, e posicionar a CEVE como a primeira “Comunidade de Cidadãos para a Energia” de referência.


Com a criação da Comunidade de Cidadãos para a Energia, com escala comercial, estão reunidas condições que permitirão estabelecer um laboratório vivo, onde possam ser aferidas as políticas governamentais para a Transição Energética, através de parcerias com instituições de ensino e da indústria de referência na área da energia.


No projeto-piloto, os moradores da rua de Santa Lucrécia, na freguesia do Louro, aderentes a este projeto, poderão satisfazer uma parte das suas necessidades energéticas com a energia solar partilhada no local. O suprimento de eletricidade continua a ser, quando necessário, complementado pela rede.


Comunidades de energia são um conceito incipiente, mas com um potencial de desenvolvimento elevado, para o qual os municípios do nosso país se devem, sem dúvida, voltar.


Para integrar todas as ações previstas, criámos o projeto "ECOMUNIDADE", cujos eixos e objetivos apresentaremos detalhadamente numa apresentação pública, a acontecer nas instalações da CEVE, e que foram criteriosamente alinhados com a Transição Energética.


A cooperativa estabeleceu quatro eixos fundamentais para levar a cabo este projeto, ao longo dos próximos anos, com vista a capacitar os consumidores e promover a produção renovável local.

 

 

1 AUTOCONSUMO COLETIVO  

 
No que se refere ao autoconsumo coletivo, primeira ferramenta a trabalhar, as instalações baseadas na energia solar fotovoltaica para autoconsumo coletivo, serão instaladas, quer em edifícios públicos, quer em edifícios privados, principalmente junto a aglomerados populacionais, como é o caso do edifício sede dos escuteiros. Dado que a nossa área de concessão é atravessada pelo rio Este, que dá o nome ao nosso vale, também exploraremos a potencial recuperação dos antigos açudes para a produção de energia.
 
O modelo será acessível à população, uma vez que a Cooperativa de Eletricidade assumirá o papel de agente promotor, assumindo o investimento; numa primeira fase junto de entidades de crédito e, numa segunda, aberta aos autoconsumidores que se mostrem interessados. Além disso, os benefícios incidirão sobre a população; na redução da sua fatura energética, na criação e manutenção de empregos locais, criação de infraestruturas de produção de energia que cubram as necessidades energéticas da população servida pela Cooperativa e na definição de um conceito que se possa alargar aos seus arredores.

 

 

 

2 SISTEMA PÚBLICO DE INFORMAÇÃO ENERGÉTICA  

 
Será alcançado por intermédio do uso de painéis digitais. Aproximaremos a energia dos cidadãos, reduzindo a sua iliteracia energética. "ECOMUNIDADE" quer apresentar a variável cultura informativa e energética como mais um elemento da idiossincrasia local, para que esteja presente na tomada de decisões de seus habitantes. Os painéis serão instalados em espaços públicos exteriores com grande afluência de pessoas.

 

 

 

 

3 AGREGAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO DA PROCURA  

 
Com a eletrificação da economia, prevemos grandes picos de procura no início da noite, à medida que as pessoas voltam para casa, ligam aquecimentos e começam a carregar os seus veículos elétricos.
 
O potencial para obter flexibilidade de resposta à procura residencial e comercial, crescerá de forma constante ao longo da próxima década, para o qual contribuirá decisivamente a adoção, também crescente, de dispositivos inteligentes. Nos próximos anos, o número de carregadores de veículos elétricos e bombas de calor instaladas terão expressão suficiente para desempenhar um papel significativo neste novo paradigma de flexibilidade.
 
Com os avanços na tecnologia de baixo custo, pretendemos explorar o potencial de flexibilidade do lado da procura e desenvolver um sistema que permita às pessoas ajustar as suas necessidades ao fator preço. O crescimento da energia solar também contribuirá para retificar os picos da procura noturna, através de sistemas de armazenamento.
 

 

4 APLICAÇÕES MÓVEIS  

 
Por último, as aplicações móveis permitirão aos utilizadores controlar detalhadamente o seu consumo; tanto para otimizar (pelo envio de sugestões), como para perceberem as poupanças que podem obter com a alteração do seu contrato, ou para detetar anomalias.

 

 

 

 

Link do projeto: http://www.ecomunidade.pt