Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

O projeto AIDEN visa garantir às EGAC (Entidades Gestoras do Autoconsumo Coletivo) a possibilidade de gerir uma ou várias CER (Comunidade de Energia Renovável), assumindo o papel de agregador de serviços de flexibilidade. Esta plataforma posiciona-se como uma ferramenta de apoio à EGAC na gestão de comunidades de energia (CER ou CCE), com base em modelos de Inteligência Artificial e "Machine Learning" para garantir todas as integrações desde o início com o ORDbt.

O objetivo do projeto AIDEN é abordar novos conceitos de mercado de energia e esperar que futuras regulamentações (tais como comunidades de energia renovável, juntamente com serviços de agregação e flexibilidade de energia) que dependem fortemente da capacidade de agregar fluxos de energia, da integração da agregação de serviços, bem como da prestação de serviços auxiliares à rede, a fim de garantir um novo canal de distribuição e valorização do mercado de baterias de 2ª vida.

A CEVE é responsável pela implementação dos vários módulos de análise de dados, com base nos equipamentos que já tem como background tecnológico.

A plataforma AIDEN garantirá as seguintes funcionalidades:

– Gestão de múltiplas comunidades de energia;

– Camada de gestão para EGAC's;

– Nível de comunicação com os participantes da Comunidade, com especial incidência na promoção da eficiência energética;

– Capacidade de efetuar a gestão ativa de cargas (AVAC, bombas, etc.) para um equilíbrio ótimo dos fluxos comunitários;

– Gestão de ativos flexíveis para responder a constrangimentos na rede de baixa tensão através de sinais recebidos do ORDbt;

– Integração com sistemas de armazenamento 2ª vida;

– Implementação de diferentes chaves de partilha.

Este projeto é financiado através do PRR da UE, um programa que está integrado no pacote de financiamento extraordinário aprovado pela Comissão Europeia para dotar os países da zona euro de instrumentos para a recuperação económica e social: NextGenerationEU. Saiba mais sobre este programa de suporte no site recuperarportugal.gov.pthttp://recuperarportugal.gov.pt/.