Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

CEVE Social

21 de Abril de 2015

Com a entrega de equipamento médico a pessoas com necessidades médicas urgentes, a CEVE assume área social como prioritária para o desenvolvimento da região.


A Direção da CEVE entregou na passada sexta-feira, dia 17 de abril, nas instalações da Engenho, equipamento médico a 3 cidadãos do concelho de Vila Nova de Famalicão, respetivamente uma prótese auditiva bilateral, uma cadeira higiénica e uma cadeira de rodas adaptada.

 

Este é um projeto de âmbito social recentemente desenvolvido pela Cooperativa Eléctrica do Vale D’Este, em cooperação com instituições que aderiram a este projeto, nomeadamente a Engenho e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, e tem como objetivo a criação de um banco de ajudas técnicas a famílias mais carenciadas, em casos sinalizados como prioritários, para proporcionar a melhoria da qualidade de vida aos mesmos e às suas famílias, cuja gestão e identificação das situações ficará a cargo e responsabilidade destas.

Esta sessão de entrega de equipamento contou, para além da Direção da CEVE e da Engenho, com a presença do Sr. Dr. Ademar Carvalho, em representação do Município de Vila Nova de Famalicão. Esta doação aconteceu também com a presença dos representantes das conferências vicentinas da região, e dos familiares e amigos dos cidadãos beneficiados com este equipamento.

O Presidente da Engenho, Dr. Manuel Araújo, durante a sua intervenção no início da sessão, referiu o papel relevante que a CEVE tem tido no âmbito da sua atuação em prol do desenvolvimento e acolhimento social, sempre sensível a estas questões, e grupos vulneráveis, e o seu contributo ao longo dos 85 anos de existência na região do Vale D’Este. Segundo ele, «há um pensar que é igual ao que se escreve, igual ao que se diz, e igual ao que se faz», referindo que há uma linha de coerência entre os atos que se idealizam e os que se realizam, e «a CEVE tem sido exemplar nesta matéria, com quem o trabalho que se projetou idealizado por esta instituição é realizado no seu devido tempo.»

Recorde-se que esta iniciativa foi formalizada através da assinatura de um protocolo com estas duas instituições, por reconhecimento do mérito e qualidade de trabalho já realizado por estas instituições, para serem reencaminhados de forma criteriosa para as famílias mais fragilizadas a viver na área da concessão da CEVE.

Segundo o representante presente do Município de V. Nova de Famalicão, Dr. Ademar Carvalho, existe um compromisso sério da CEVE para com as instituições do seu território, que muitas vezes trabalham no seu silêncio, pelo que «estamos perante uma cooperação entre duas instituições, parceiras nas atitudes a desenvolver em prol da comunidade, e estes gestos acabam por ser replicados por outras empresas».



CEVE evolui na sua política social


O Presidente da Direção da CEVE, Eng.º Luís Macedo, afirmou durante o seu discurso que a CEVE tem evoluído para tratar de questões sociais no âmbito da sua política social, «sendo esta uma herança dos pioneiros e fundadores da Cooperativa Elétrica, que aquando da fundação teriam como objetivos promover o desenvolvimento, não só na sua área de atuação - fornecimento de energia elétrica - mas da atividade complementar que daí advinha, nomeadamente permitir o acesso da população a mais educação, mais cultura e mais desenvolvimento social, de forma a tornar uma região competitiva a todos os níveis».

Durante a sua intervenção, o Eng.º Luís Macedo relembrou que a política que a CEVE e respetivas direções que a têm representado tem sido a de não divisão de lucros pelos seus cooperantes, mas sim permitir a divisão dos mesmos em áreas de atuação específicas perante a sociedade envolvente. «Na CEVE todos fazemos parte de uma família que pratica esta solidariedade social, desde trabalhadores a cooperantes, e que tem uma preocupação mais abrangente e mais relevante, permitindo-nos promover a melhoria da qualidade de vida das populações, o que nos gratifica», concluiu.

Terminou a sua intervenção referindo que o compromisso da CEVE para com a população vai para além de ser uma simples parceria; pretende, simultaneamente, ter um papel mais ativo para com a sociedade, pelo que escolheu as conferências vicentinas, instituições que são reconhecidamente as entidades mais capazes e melhores conhecedoras do território para desenvolverem os projetos de forma rápida e eficaz. «Temos assumido uma relação com as conferências vicentinas da qual nos orgulhamos, pela intervenção que as mesmas têm no território e junto da população que mais necessita de apoio. É com muito orgulho que mantemos e continuaremos a apoiar o trabalho que estas instituições de solidariedade praticam diariamente no terreno», concluiu.

Durante esta sessão, foram igualmente entregues os donativos que habitualmente a CEVE atribui às Conferências Vicentinas e Engenho, e que são repartidos por duas prestações semestrais. Durante esta cerimónia estiveram presentes os representantes das Conferências Vicentinas beneficiadas, que mais uma vez receberam o donativo e informaram os presentes das mais-valias que este donativo permite para o desenvolvimento do seu trabalho no terreno.


Fonte: CEVE