Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

CEVE assina protocolo de cooperação com o CQEP

03 de Fevereiro de 2015

No âmbito do projeto “A Empresa e a Escola”, a Direção da CEVE assinou um protocolo de Cooperação com o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, cuja finalidade é o estabelecimento de colaboração interinstitucional, na implementação e dinamização das atribuições do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).

 

Esta cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Direção da CEVE, Eng.º Luís Macedo, vem definir o benefício recíproco das potencialidades e complementaridade das atividades dos dois outorgantes, no sentido de contribuir para a redução do défice de qualificação e certificação da população local e promover a sua empregabilidade, particularmente da população ativa.

 

Esta sessão de assinatura de protocolos de cooperação decorreu na Escola Secundária D. Sancho I, em Vila Nova de Famalicão, e juntou as entidades formadoras do concelho, cerca de duas dezenas de empresas, a Comunidade Intermunicipal do Ave, o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional de Famalicão (CQEP) – que é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão – e a ANQEP.

 

Segundo o presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Gonçalo Xufre, “estas empresas são um exemplo de boas práticas na implantação de uma rede de oferta de formação e qualificação profissional à escala nacional e estes protocolos representam muito mais do que aquilo que à primeira vista pode parecer”, salientou, explicando o desígnio nacional de concertar toda a formação e qualificação profissional em rede, conjugando-a depois com as necessidades do mercado de trabalho para adequar a oferta de formação e qualificação e assim garantir a empregabilidade de jovens e adultos.

 

Para além deste protocolo, foram ainda celebrados mais dois entre o CQEP e as entidades formadoras e entre o CQEP e diversas empresas do concelho. Os objetivos são, mais uma vez, planear, gerir e conciliar a formação de jovens e adultos do concelho, promovendo a sua empregabilidade.

 

Para o presidente da CEVE, Luis Macedo, “este protocolo tem como objetivo fomentar o envolvimento da CEVE para com a comunidade escolar da sua área de concessão, através de várias atividades relacionadas com o setor da atuação da CEVE, nomeadamente através da disponibilização de formação em contexto de trabalho, parcerias na realização de conferências e organização de exposições, que visem sobretudo promover a eficiência energética.”

 

Neste âmbito, a CEVE já tem apostado nos últimos anos em receber alunos, respetivamente, da Escola Profissional de CIOR e do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, para desenvolver um conjunto de atividades profissionais, visando a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho do aluno, sob a forma de formação em contexto de trabalho, durante determinado período, nas instalações da CEVE.

 

Com o objetivo de criar uma maior proximidade da escola com o tecido empresarial, e orientada para a valorização do conhecimento técnico-científico e tecnológico, estes protocolos têm possibilitado aos alunos a familiarização com vários perfis profissionais, nomeadamente a qualificação profissional, normas de trabalho e formação específica subjacente a cada profissão, contribuindo fortemente para a escolha de uma profissão ou projeto de formação com maior maturidade.

 

O Presidente da Direção da CEVE compreende que “esta é uma das formas de praticar a sua responsabilidade social, e de se envolver com a comunidade, neste caso, com um público-alvo mais jovem, reforçando há já vários anos a sua política social para com a comunidade escolar.”