Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

Interrupções acidentais no fornecimento de energia elétrica

08 de Agosto de 2022

Caros Cooperadores e Clientes,

 

As interrupções acidentais no fornecimento de energia elétrica, ocorridas nos últimos dias, têm origem na rede elétrica de média tensão, cuja responsabilidade é do operador de rede a montante.

 

Pese embora a pressão que vimos exercendo junto do operador de rede de média tensão, e de termos inclusive disponibilizado recursos para a deteção da causa destas interrupções, ainda não foi possível debelar a situação. A sua imprevisibilidade, impossibilita qualquer aviso prévio.

 

As redes elétricas, por mais cuidadas e por melhor manutenção a que sejam submetidas, por melhores e mais fiáveis sistemas de proteção que possuam, estão sempre sujeitas a que acidentes e incidentes externos provoquem falhas, mais ou menos longas, de energia elétrica.

 

As interrupções, e consequentes restabelecimentos do fornecimento de energia elétrica, são situações associadas à exploração das redes de eletricidade que originam efeitos transitórios que, por si só, não são suscetíveis de causar danos em instalações e equipamentos, mesmo que estes disponham de proteções devidamente dimensionadas.

Caso a sua ocorrência possa afetar algum equipamento mais sensível, como routers de comunicação, aconselhamos a imunização dos respetivos circuitos.

 

Aproveitamos para alertar que uma rede de distribuição aérea está sempre sujeita a interrupções fortuitas, com origens diversas.

Porque são situações que escapam ao controlo dos operadores de rede, não poderão enquadrar-se como anomalia ou avaria da sua responsabilidade.