Funcionalidade indisponível

Esta funcionalidade estará disponível brevemente. Obrigado.

Precisa de ajuda?

800 250 650

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies

Aceitar

Notícias

ENPOWER

23 de Fevereiro de 2024

No mês de setembro decorreu em Atenas a Kick-off Meeting do projeto ENPOWER. O evento serviu para os parceiros se conhecerem e debaterem quais os passos a dar no sentido de planear os trabalhos para os próximos meses.

 

O projeto ENPOWER visa, capacitar os participantes de Comunidades de Energia (CE) a acederem a novos serviços baseados em Inteligência Artificial, tais como: monitorização de consumos, recomendações de eficiência energética específicas, serviços de flexibilidade, otimização dos fluxos de energia dentro da CE, recomendações tarifárias, etc; que permitirão aumentar a sensibilização dos utilizadores e o envolvimento dos consumidores. 

 

O projeto terá a duração de 36 meses e um investimento global de 7 milhões de euros, apoiados pelo fundo europeu HORIZON-CL5-2022-D3-01-08. Este projeto envolve 28 entidades de vários países europeus e será coordenado a nível europeu pela Universidade Técnica Nacional de Atenas (NTUA). O demonstrador português é composto por 4 entidades: a CEVE como Gestor de Comunidades de Energia e Operador de Rede de Distribuição local; o INESC TEC como Centro de Inovação & Desenvolvimento e Apoio à Integração; a WATT-is como Desenvolvedor de Soluções Informáticas Baseadas em IA com foco na Eficiência Energética; a COOPERNICO como Cooperativa Gestora de Projetos Baseados em Energias Renováveis. 

 

O papel da CEVE neste projeto, na qualidade de potencial Comunidade de Cidadãos para a Energia, será assumir a responsabilidade pela implementação e validação de módulos a desenvolver.